Continuando a nova serie de posts…

Agora um novo video: Adão e Eva. Mais uma bem humorada forma de contar as historias da Biblia!

A mulher, Eva,foi criada a partir da costela de Adão. Esta visão da mulher nascendo do homem esta muito relacionado as culturas patriarcais das epocas primitivas. Veja o caso da Vênus de Willenford, ela apresenta seios, coxas e vulvas avantajados, isso mostra a representação da fertilidade feminina como sagrada. Para os pagãos é simples: é do ventre feminino que nasce a luz, eles pensam assim porque isso é muito básico de se observar na natureza: tantos machos quanto fêmeas nasceram das fêmeas, do ventre delas. E ponto. Agora no mito da Criação a mulher veio da Costela do homem, sendo assim ela veio dele para ele, ele a completaria e isso, mais tarde, justificaria sua punição.

Veja, entre os judeus há o mito de Lilith, a primeira mulher de Adão que teria sido criada antes de Eva. Lilith teria nascido do barro como Adão, e sendo feita da mesma substancia que o homem ela não aceitou ser submissa. A historia de Lilith não termina por ai, mas é o suficiente para provar o que eu digo. (Se você quer saber mais sobre a Historia da Lilith, leia o post sobre os Demônios de Sobrenatural (Supernatural)).

Bem, continuando… Eva nasceu para ser a companhia de Adão, eles seriam fecundos e povoariam a Terra com a raça dos homens e poderiam se alimentar de tudo que vinha da terra, exceto a Arvore do Conhecimento do Bem e do Mal (que ninguem sabe porque estava lá).

A serpente enganou Eva e ela comeu do fruto, depois Eva deu do fruto para Adão e ele também a comeu. Ambos tomaram conhecimento do bem e do mal, eles tiveram consciência que estavam nus e se envergonharam. Esse é outro ponto interessante, ver a nudez como sinônimo do pecado, é algo filosófico demais para eu debater (mas se os leitores quiserem… fiquem a vontade!). Deus viu a vergonha de Adão e Eva e percebeu que eles haviam comido do fruto, como punição Eva seria submissa ao homem e sofreria muito com o parto e Adão passaria a viver a partir do suor de sua testa, trabalhando para se alimentar. Ambos foram expulsos do Éden e um Querubin foi colocado de guarda no portão do Jardim.

A partir disso somos todos filhos do “Pecado Original” (mesmo tendo sido nossos “ancestrais” a ter cometido o erro). Bem, sobre a Arvore, o leitor Kabrosk fez uma observação interessante onde  ele acha que a Arvore em si não era importante, o erro de Adão e Eva foi desobedecer o Criador, a Arvore só estaria lá para testar o homem (para ler o comentário clique aqui). Sem duvida é uma teoria interessante, mas o que acontece é que ela não era uma Arvore comum visto que Adão e Eva realmente se viram nus, um “detalhe” que lhes faltou até o momento.

E sobre a punição de Eva, a de ser submissa a Adão, bem… humm… eu não sou feminista, mas também não sou machista, então não vou nem comentar (mas se as mulheres de plantão quiserem… fiquem a vontade!)

About these ads