Ainda hoje somos bombardeados com uma infinidades de simbolos antigos, alguns com significados bem definidos, outros um misterio e a maioria uma total deturpação do seu sentido original.

É claro que eu não vou falar de todos os símbolos só neste post (até porque isso seria impossível), mas pretendo tocar nos mais vistos e ou nos mais interessantes. Pretendo terminar só com este postagem, mas se não for possivel eu faço a perte 2 (e talvez a 3).

Então vamos começar:

Pentagrama: já falei dele em posts anteriores, mas… não custa relembrar.

Originalmente o pentagrama era na verdade a Estela de Vênus, a representação do Sagrado Feminino em todas as coisas.

Nas religiões neo-pagas, em especial a Wicca, ela representa os quatro elementos da natureza (terra, ar, fogo e agua) e mais a quintessência (ou quinto elemento), o equilibro entre as outras quatro chamada de Éter ou mais conhecido como Espírito. No pentagrama a ponta superior representa o espírito e as outras quatro representam seus respectivos elementos (como mostra na figura).

Só mais tarde o pentagrama seria adotado por satanistas, tendo assim seu significado deturpado e sendo conhecido a partir dai como maligno.

Estrela de Davi: Originalmente é o símbolo judaico. Mas muitos já atribuiram outros significados para esse milenar símbolo, levando em conta traços de sua construção.

Veja, a estrela hexagonal pode ser construída a partir da união de dois triângulos, um contrario ao outro. O triângulo que fica para cima costuma representar evolução, ou talvez algo superor dispersado para o comum.

O triângulo de ponta para cima também pode representar um simbolo fálico, masculino, sendo assim a pirâmide de cabeça para baixo seria o símbolo feminino, o cálice, o útero feminino. Um símbolo de equilibro sexual.

Mas é claro que essas são suposições modernas!

Baphomet: Admito que essa me da arrepios.

O significado deste símbolo esta a muito perdido, mas podemos fazer algumas suposições a partir de alguns elementos da imagem. E só para esclarecer: originalmente Baphomet é só um símbolo, e não uma entidade em si.

A primeira impressão que temos é que não nada alem do demonio. Mas eu vejo muitos elementos de um sembolo de fertilidade (“fertilidade! Você é louco?? Como uma coisa dessas pode simbolisar fertilidade?!“), Bem, eu explico: Vejo um símbolo de fertilidade porque há varias representações de equilíbrio entre os sexos. Posso exemplificar: os chifres, que são símbolos de força e virilidade, mas ainda sim a criatura (se observar bem) possui seios fartos como o de uma mulher, ainda temos a estrela em sua testa (estrela = sol = divindade masculina) e duas luas, uma clara e outra escura, e em muitas culturas a face da divindade feminina é a lua. Bem, é isso, equilíbrio entre os sexos = fertilidade.

Mas é claro que isso é só uma suposição minha. E admito que é difícil não ver o demônio nesta imagem, mas temos que olhar seus símbolos com seu significado original e não com dar a eles o significado que achamos conveniente.

Agora, uma curiosidade: os antigos Templários foram acusados de adorar Baphomet. Foi uma das justificativas para sua caça. Mas lembrem-se: a extinção dos Templários foi armada pelo Rei Felipe, o Belo e o Papa, muitas das acusações não eram verdadeiras.

Ankh: A Cruz Egipcia que deu origem a Cruz Crista e talvez a Cruz Celta.

O símbolo da vida. Conhecido também como símbolo da vida eterna. Os egípcios a usavam para indicar a vida após a morte. Hoje, é usada como símbolo pelos neopagãos.

Não vou falar mais sobre ela porque mitologia egípcia não é o meu forte, então é melhor eu não falar nada do que dar rata^^.

Cruz Cristã: Um símbolo bem difundido e simples. Mas acho que ainda sim valha a pena falar dela.

Mas é claro que todos sabem que originalmente a Cruz romana representava dor e angustia, o local onde as pessoas eram crucificadas, punidas. Só depois, muito depois da morte de Cristo, ela foi utilizada para representar os seguidores de Jesus e o seu sacrifico para salvar a humanidade.

Alguns cristãos acreditam que a cruz é um símbolo capaz de afastar o mal, mas muitos outros não vem nada de mais ao mesmo, se recusando a usa-lo vendo esse ato (usa-lo) como uma espécie de idolatria.

A cruz é um grande exemplo de símbolos que tiveram seu significado mudado com o passar do tempo.

Suástica: hoje ela é conhecida como marca registrada do Nazismo. Mas antes de ser deturpada por Hitler ela representava algo muita mais inofensivo.

suástica ou cruz gamada é um símbolo místico encontrado em muitas culturas em tempos diferentes, dos índios Hopi aos Astecas, dos Celtas aos Budistas, dos Gregos aos Hindus. Alguns autores acreditam que a suástica tem um valor especial por ser encontrada em muitas culturas sem contatos umas com as outras. [Suástica, fonte: Wikipedia].

Mesmo dizendo que ela tinha tinha significado inofensivo originalmente… na verdade é difícil dizer seu significado maior visto que em cada cultura ela exercia uma papel diferente. Ainda sim, na maioria das vezes era tido como um símbolo espiritual/religioso.

***

Bem, acho que deu por hoje.

Realmente não consegui falar de todos que eu queria, por isso vou fazer uma continuação. Então até a proxima!

P.S: Em breve teremos um novo membro no Blog. Para quem deu uma olhada na pagina da Nossa Equipe percebeu que já temos muitos membros (apesar de até agora só haver posts meus e da Baah), mas eu garanto que a nova membro será ativa, e nos ajudara a proporcionar-lhes os mais interessantes posts.

Anúncios