Hoje é lançado o ultimo episódio (boatos de uma 6ª temporada a parte) de Sobrenatural, e eu, como fã, não poderia deixar passar esse acontecimento sem um post novo.

O assunto da vez são os Quatro Cavaleiros do Apocalipse, que não só tiveram um grande destaque nesta temporada como também serão determinantes para o fim dela.

Os Quatro Cavaleiros de Revelação são personagens descritos na terceira visão profética do Apóstolo João no livro bíblico de Revelação ou Apocalipse. São geralmente representados pelos símbolos relacionado na narrativa: Conquista (ou às vezes “O anti – Cristo”), Guerra, Fome e Morte, embora somente o cavaleiro da morte seja identificado por nome.

Eles aparecem a medida em que os selos do manuscrito são rompidos, no seriado deu-se a entender que eles sempre estiverem entre nós (com exceção da Morte que teve que ser invocada por Lúcifer), mas só puderam agir livremente com a vinda do Diabo.

Todos os cavaleiros possuem aneis de onde tiram seus poderes (apesar da Morte ter entregado o seu de bom grado a Dean). Mais tarde se soube que esse aneis são também a chave da jaula de Lucifer.

Guerra

E saiu outro, um cavalo cor de fogo; e ao que estava sentado nele foi concedido tirar da terra a paz, para que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada.

Foi o primeiro dos Cavaleiros a aparecer, tinha o poder de criar ilusões e o usou para colocar uma cidade em guerra com ela mesma, cidadão contra cidadão, amigo contra amigo, irmão contra irmão…

Biblicamente falando  Cavaleiro do Cavalo Vermelho, que tem uma Grande Espada, símbolo das guerras sangrentas. Acredita-se que o mesmo representa os flagelos, os meios pelos quais “Deus” castigaria e oprimiria os adoradores da besta e do falso profeta.

Fome

E eu vi, e eis um cavalo preto; e o que estava sentado nele tinha uma balança na mão. E eu ouvi uma voz como que no meio das quatro criaturas viventes dizer: “Um litro de trigo por um denário, e três litros de cevada por um denário; e não faças dano ao azeite de oliveira e ao vinho.

Um velho com uma aparecia horrível, claramente debilitado, se alimentava de almas (humanas ou mesmo demoníacas). Representava o desejo reprimido, seja ele qual for, até mesmo Castiel foi afetado.

Na Bíblia ele representaria mais a fome física mesmo, preços altos, crise econômica… (isso explicaria a frase final sobre trigo e tudo mais). Montado em um cavalo negro, carregando uma balança que representaria os alimentos racionados.

Peste

Esse cavaleiro não existe no Apocalipse biblico.

O cavaleiro verde (ou baio, que seria um verde amarelado, semelhante ao de corpos em putrefação) na verdade deveria ser a morte.

De qualquer forma esse seria o cavaleiro que iria espalhar o terrível vírus Croaton, tornando a Terra um parque de diversões para “zumbis”.

Conquista

Já esse aqui não existe no seriado. Ele teria sido substituído pela Peste, que se encaixaria melhor ao enredo da historia.

E eu vi, e eis um cavalo branco; e o que estava sentado nele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e ele saiu vencendo e para completar a sua vitória.

Na serie o cavaleiro branco é a Morte, na Biblia é a Conquista. Para muitos o Anti-Cristo.

Diz a Bíblia que ele virá e será seguido por muitos, o que remete a Zacarias 10:3-5, onde o profeta reúne seu “rebanho” e segue após ser “coroado”, travando batalhas contra seus inimigos(pregando). Este cavaleiro faz pensar nos partos (“Feras da terra”), cuja arma característica era o arco, terror do mundo romano no século I.

Morte

Então ouvi a terceira Criatura:”Venha” e apareceu um cavalo baio,o nome do cavaleiro era Morte e o Inferno o seguia de perto.

Eis o Cavaleiro que se mostrou mais poderoso na serie. Na Biblia o único que é chamado pelo nome (Morte).

Na serie é o Cavaleiro Branco ao inves do baio. Foi invocado por Lucifer e parece ser capaz de matar qualquer coisa, seja anjo, demônio, Ceifeiro e supostamente até Deus (palavras dele).

Apesar de ser um Cavaleiro aparenta ser muito mais do que isso. Além de ser visivelmente mais poderoso que os outros três, também não depende de seu anel, é tão antigo quanto Deus e diz-se ser tão poderoso quanto o mesmo.

Segundo ele esta trabalhando por obrigação, não se importa com a Terra e odeia Lucifer e por isso teria dado seu anel a Dean (mesmo sendo tão poderoso ele se mantem preso por um feitiço feito por Lucifer ¬¬).

Pra mim essa conversa é uma armadilha, do contrario ele não insistiria tanto para que Dean deixasse que Sam dissesse sim a Lúcifer. Pra mim esse foi só um plano para o Diabo conseguir seu corpo^^.

Bem, mas isso é só teoria, amanhã mesmo já poderemos saber (ou hoje mesmo, se alguem tiver acesso).

Anúncios